Se você trabalha na área da construção civil, já deve ter percebido que a infiltração é um dos problemas mais recorrentes em obras, não é mesmo? E não importa o problema - ou melhor, a manifestação patológica presente, na maioria das vezes, há falha no processo de impermeabilização.
Infelizmente, há pessoas que não sabem o que é um impermeabilizante e qual a sua importância em uma obra, considerando este processo apenas um gasto extra ou que pode ser feito de qualquer jeito, com qualquer produto.
Não entender este processo, ou subestimar a capacidade da água de fazer estragos numa construção, pode gerar problemas graves e, em muitos casos, irreversíveis.
Neste texto, vamos explorar o que é e como funciona o impermeabilizante em uma obra, assim como as vantagens de realizar a impermeabilização da maneira correta, com manutenções periódicas. Fique conosco!
Impermeabilização e impermeabilizante: o que são?
Antes de falarmos sobre o processo, vamos definir o que é impermeabilizante. Este produto é amplamente utilizado na construção civil com o objetivo de aumentar a resistência das superfícies à penetração da água ou de outros líquidos, protegendo contra problemas comuns em construções, como umidade e infiltração nas paredes, teto e diversas etapas da obra.
A principal função de um impermeabilizante é criar uma barreira que impeça que a água atravesse o material, gerando manifestações patológicas através de infiltrações, a exemplo de manchas, bolores e problemas mais graves.
Quando não se dá a devida atenção a esse processo, a água pode se infiltrar em estruturas desprotegidas, podendo, muitas vezes, alcançar as ferragens, causando oxidação das armaduras estruturais, pondo em risco a segurança da construção.
Significa, portanto, que a impermeabilização, que é o processo de aplicação do produto, protege toda a superfície de uma construção de problemas estéticos - e aqui também podemos citar o famoso estufamento da pintura e até a presença de fungos -, até problemas estruturais mais graves, como a degradação da estrutura até o surgimento de trincas e fissuras, que podem, da mesma forma, contribuir para a deterioração de uma construção.
Mas, mais do que problemas estruturais, que nem sempre podem ser resolvidos, mesmo com alto custo, há também os problemas de saúde gerados pela infiltração. Afinal, a presença de mofo e fungos é proveniente da umidade que, além de interferir no acabamento das superfícies, afeta diretamente a saúde dos moradores.
Como veremos a seguir, faz toda a diferença impermeabilizar a construção de forma correta, utilizando os produtos adequados para cada área. Dessa forma, é possível manter os ambientes conservados, assegurar a integridade da estrutura e, principalmente, garantir a valorização do imóvel - afinal, já pensou em como uma infiltração e suas manifestações desvalorizam uma construção?
E como funciona o impermeabilizante?
Talvez você não saiba, mas a água possui uma grande capacidade de movimentação em áreas subterrâneas, podendo se infiltrar em diversos locais, movendo-se por gravidade, para baixo, ou capilaridade - termo usado para descrever a capacidade da água, ou de qualquer líquido, de se mover em espaços estreitos contra a força da gravidade. Ela pode exercer funções positivas, como o empuxo, ou negativa, afetando os elementos estruturais.
Além disso, nessas áreas problemáticas, onde ocorrem as infiltrações, que o impermeabilizante atua como um protetor dos elementos estruturais. A proteção por ele criada permite a passagem da água sem danificar os materiais utilizados na construção.
De forma mais simples: o produto age eliminando ou reduzindo a porosidade dos materiais utilizados nas obras, como as tintas. Dessa forma, o impermeabilizante consegue preencher as infiltrações e isolar a umidade, prevenindo, por exemplo, rachaduras no teto, nas paredes e em outras estruturas.
Na construção civil, o impermeabilizante é utilizado em diversos locais, como pisos, telhados, fundações, reservatórios, paredes e piscinas. Não importa o projeto, o uso do produto adequado torna qualquer obra mais segura e, principalmente, duradoura. Mas, claro, vale lembrar que no mercado existem diferentes produtos impermeabilizantes e que nem todos trazem os resultados esperados. Então, vale pesquisar.
Como uma obra ganha em qualidade ao apostar na impermeabilização?
Não podemos falar na qualidade de uma obra sem nos referirmos ao processo de impermeabilização, responsável por garantir mais durabilidade, resistência e menor dor de cabeça em uma construção.
É claro que toda a construção apresenta sinais de deterioração ao longo do tempo. Isso é normal. No entanto, com a aplicação adequada do impermeabilizante, as manutenções periódicas tornam-se mais espaçadas e simples, reduzindo não só o incômodo ao proprietário, mas também o prejuízo financeiro.
Como falamos anteriormente, a infiltração não causa apenas prejuízos estéticos, mas danos estruturais graves, como a deterioração do concreto, surgimento de mofo e fungos e o comprometimento da estabilidade da construção. Tudo isso gera custos altos de manutenção, quando se consegue fazer o reparo integral. Por vezes, reforçamos, os danos são irreversíveis à estrutura.
Seja por falta de conhecimento, ou mesmo de “economia”, nem sempre a impermeabilização é tratada com a devida importância no processo de execução de uma obra, sendo lembrada, apenas, quando os problemas de infiltração aparecem. Quando os problemas surgem nos primeiros estágios da construção, torna-se possível eliminá-los mais facilmente. No entanto, o que geralmente ocorre, é que os problemas só são percebidos ao final da obra ou mesmo após a sua finalização - e aí pode ser tarde demais.
A melhor maneira de prevenir problemas e, de fato, fazer economia, é realizar a impermeabilização no começo da obra. Para se ter uma ideia, um projeto de impermeabilização completo representa de 1 a 3% do custo total da obra, enquanto que realizar o processo depois, quando os problemas aparecem, representa até 25% do custo total da obra. Fora que uma grande fatia dos problemas em edificações são decorrentes de infiltrações, ou seja, da falha ou inexistência de um projeto de impermeabilização. E aqui nem precisamos exemplificar os gastos, já que são altíssimos.
E quando falamos em projeto de impermeabilização, falamos de uma análise de todas as interferências construtivas, como o tipo de edificação, finalidade de cada área e movimentações estruturais. Com essa avaliação, é possível ter eficiência em todo o processo, uma vez que é feita a escolha dos materiais e dos sistemas de acordo com as características da construção.
Há, inclusive, normas técnicas que direcionam para a realização do procedimento, a exemplo da NBR 9575 – Impermeabilização: Seleção e Projeto e a da NBR 9574 – Execução de Impermeabilização. Essas duas normas estabelecem critérios e determinações que devem ser seguidas para que a execução seja realizada da melhor forma possível, evitando quaisquer problemas.
Ao impermeabilizar a construção utilizando os produtos corretos para cada área, é possível manter os ambientes conservados, assegurando a integridade e qualidade da estrutura, ao mesmo tempo em que se proporciona um ambiente saudável para todas as pessoas que frequentam o local.
Vantagens da impermeabilização que você precisa conhecer
Até aqui, já foi possível entender a importância do processo de impermeabilização em uma construção, principalmente se realizado de forma eficaz, com o produto correto. E as vantagens vão muito além do que falamos até agora.
A principal vantagem, claro, é a prevenção a danos estruturais. A água, embora pareça inofensiva, pode causar danos graves nas estruturas, enfraquecendo o concreto e enferrujando o aço. O uso do impermeabilizante evita que a água penetre na estrutura, prolongando a sua vida útil.
A mesma coisa acontece com as infiltrações. A impermeabilização é uma ação protetora deste processo, que pode causar manchas, mofo e bolor, comprometendo não só a estética, mas a qualidade do ambiente interno.
As manchas que acabam aparecendo desvalorizam os ambientes, e por vezes o prédio todo, e por mais que tintas e produtos sejam utilizados, essas manchas sempre reaparecem. Por isso o uso de impermeabilizantes, no início da obra, é tão importante, já que combatem o problema.
Além disso, temos a umidade. Quando as construções não contam com a impermeabilização, ou possuem um serviço realizado de forma inadequada, a umidade torna-se um problema para os moradores, já que aumenta a proliferação de fungos e bactérias e as chances, consequentemente, de aparecem problemas como asma, alergias e conjuntivite nas pessoas que circulam pelo local. Prevenir a umidade interna ajuda a manter o local mais saudável e confortável para todos.
E não podemos deixar de falar da relação custo-benefício. Muitas pessoas acabam evitando o processo de impermeabilização no início da obra, por entenderem que é um custo elevado, e se surpreendem com os custos para corrigir os problemas de infiltrações e umidade, que são muito superiores. Vale lembrar que a impermeabilização também ajuda na eficiência energética, já que a umidade não entra nos isolamentos térmicos.
Outras vantagens importantes do uso de impermeabilizantes é que as construções tornam-se mais duráveis, especialmente se as manutenções periódicas forem levadas a sério, e mais valorizadas. Toda a obra que é bem protegida contra a água, que não tenha histórico de infiltração e umidade, é mais valorizada no mercado mobiliário.
Quer a indicação de um impermeabilizante 10 em 1? Conheça o Protefor
Na construção civil, a busca por soluções que garantam segurança, durabilidade e economia é constante. E neste sentido, temos uma ótima indicação: o Protefor Impermeabilizante, um produto 10 em 1 que se destaca como aditivo impermeabilizante em pó para cimento, concreto e argamassa.
Sua fórmula avançada oferece uma série de benefícios, começando pela facilidade na aplicação. Sua forma em pó permite uma mistura homogênea com cimento, concreto e argamassas, sem complicações adicionais no processo de aplicação.
O produto é misturado diretamente no cimento e, portanto, o tempo de impermeabilização é o mesmo de secagem do cimento - ou seja, cerca de 28 dias. Essa característica elimina a contratação de equipe extra para fazer a aplicação, já que o próprio pedreiro pode realizá-la.
O Protefor é especialmente desenvolvido para resistir às pressões das mais diversas situações, seja em vigas, baldrames, assentamento de alvenaria, argamassas de revestimento em pisos e paredes, rebocos, lajes, paredes de encosta, estruturas enterradas como caixas d'água, reservatórios e piscinas, concretos usinados, protendidos e armados impermeáveis. Sua formulação robusta garante que as estruturas tratadas com ele suportem as condições mais adversas, proporcionando segurança e confiabilidade a longo prazo.
Além disso, por ser um produto mineral, o Protefor Impermeabilizante possui uma durabilidade indeterminada. Isso significa que, uma vez aplicado, ele continua a proteger as estruturas indefinidamente, sem perder suas propriedades. Esse atributo é particularmente valioso em projetos que demandam alta durabilidade e resistência, oferecendo uma solução definitiva para a impermeabilização.
Desta forma, o Protefor Impermeabilizante representa o que há de mais moderno e eficiente no mercado de impermeabilização. A combinação de vantagens faz dele a escolha ideal para qualquer projeto de construção. Com Protefor, você garante estruturas mais seguras, duráveis e ecologicamente corretas, sem comprometer a saúde e o meio ambiente.
Para mais informações, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.